quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Entrevista - No Name Boys

A entrevista foi feita a um membro dos No Name Boys, claque de apoio ao Sport Lisboa e Benfica. Como já se era de esperar ele não se quis identificar, no qual o site Claques Portugal respeitou-o por inteiro, agradecendo por a entrevista cedida.
ИИ
ИИ
ИИ
ИИ
ИИ
Como surgiram os No Name Boys?
Os NN surgiram em 1992, devido a discordâncias que surgiram no seio dos Diabos Vermelhos, divergências entre determinados membros que se retiraram mas não quiseram dar por concluído o seu contributo ao clubee formaram um novo grupo os No Name Boys.
ИИ
Que “Lenda” é essa que os NN tanto falam?
A LeNNda, como assim se diz, não surgiu por um episódio isolado, porum ano particular, a Lenda criou-se com estes 13 anos de actividade, passámos por muitas situações às quais muitos quiseram ditar o nosso fim, e que muitos teriam fraquejado e ido abaixo. A Juveleo é supostamente a claque mais histórica desde 1976 sendo a mais antiga, mas os NN, conseguiram em somente 13 anos de existência criar um impacto tremendo no mundo das claques organizadas, desde a mais numerosa, à mais problemática, à mais odiada, enfim, tivemos várias passagens mas chegámos a um patamar, que logo no ano de fundação, já éramos a maior força, uma força recém surgida, mas que deu para ver que vinha para causar impacto.
ИИ
“Gullit” mítico líder dos NN, teve um papel importante para o crescimento do movimento ultra português, faz uma breve bibliografia dele.
Ele caracterizava-se pela sua incondicional dedicação ao que fazia, e o que fazia era seguir o clube, apoia-lo, nos bons e maus momentos, vivia o clube intensamente ou seja, ele personificava a base em que se funda a mentalidade ultra, ele procurou sempre introduzir essa mentalidade, era como um "mentor" que procurava sempre abrir os olhos a todos os seus elementos, mentaliza-los do género: "viemos aqui para tifar, mas isto requer trabalho, empenho, por isso, mãos à obra".
ИИ
Lembraste de alguma celebre frase de Gullit?
"há gente que anda aqui a trabalhar, a perder tempo, a privar-se da companhia dos familiares e não só, pessoal dedicado ao que fazemos e aparecem uns palhaços que vêm para aqui acomodar-se e procurar estragar isto" afirmava Gullit, não sei ao certo em que contexto ele quis dizer isto, mas acho que se pode facilmente deduzir.
ИИ
Os NN nos primeiros anos da sua existência consideravam-se ultras, agora tomam uma característica mais "estilo british" porquê que isto aconteceu?
Como sabes, os NN passaram por muitos altos e baixos, sendo que o fim da década de 90, foi um revés para o grupo, muita gente se afastou devido à repressão a que estávamos sujeitos, e outros factores. Por exemplo a policia, sempre foi apta a perseguir tudo o que se identificasse com ultras, acho que a postura Casual, foi uma forma de procurar afastar um pouco essa repressão adoptar uma nova linha, que de certa forma, já era seguida. Houve uma restruturação a postura Casual, sendo a que se adequa ao grupo. Há gente dentro do grupo que ainda prefere seguir o estilo Ultra e até esperam que um dia os velhos tempos voltem, outros, como a dita "nova geração", estão enraizados nesta maneira de ser e estão a crescer assim.
ИИ
Como sabes, no sector dos NN já foram vistas bandeiras com suásticas e não só. Os NN já estiveram assumidamente ligados a alguma ideologia político ou não?
Essa é uma das grandes controvérsias, há quem diga que não, que os NN não foram formados com ideais políticos adoptados pelo grupo, outros garantem que o grupo teve carácter predominantemente ligado à extrema direita. Acho que o certo é dizer que nunca tivemos uma corrente política imposta, no seio do grupo havia sim, gente com ideais de extrema direita, tal como havia de extrema esquerda. Mas de facto já tivemos elementos com fortes influências nacionalistas, caso dos "Skinheads".
ИИ
Quais são os aspectos positivos e negativos dos NN?
As nossas qualidades que se denotam mais, são a forte união existente entre os elementos, o apoio vocal, incessante e pleno de força, as transfertas também são boas, em que marcamos boas presenças e este "secretismo" que nos envolve, uns acham que é mera protecção, medo de sofrer represálias, mas para nós, é o mais natural, tratar da nossa vida sem que isso se espalhe na praça pública, tal como as pessoas levam a sua vida no dia a dia.Em termos de aspectos negativos, alguma irresponsabilidade que existe em certos elementos, devida à jovialidade destes. Por exemplo, no caso em confiar material a elementos inexperientes e de tenra idade, que devido a isso, são algo ingénuos e tendem a perder ou deixarem-se furtar mais facilmente, mas isso existe em todos os grupos, acho que um aspecto bastante negativo, é a ideia que a sociedade e demais adeptos do mundo do futebol conceberam relativamente a nós (um bando de criminosos e drogados, maioritariamente africanos)
ИИ
Melhores e Piores momentos?
Relativamente aos piores momentos, os episódios do “very light” e do “gullit”, são os mais marcantes. Como melhores momentos, existem bastantes ao longo destes anos, mas por exemplo, só para referir um, a deslocação efectuada a Turim, no jogo Juventus-Benfica em 92 ou 93, ou seja, nos primórdios do grupo.
ИИ
Os NN têm amizades?
Os No Name Boys não têm amizades propriamente estabelecidas com determinados grupos. A amizade existe no seio do nosso grupo, fora disso, existem as admirações ou contactos pessoais com membros de outros grupos, uns apreciadores do Liverpool, outros da Roma, Milan... há até quem "frequente" jogos dessas equipas, mas não podemos falar em amizades.
ИИ
Dos NN, é sabido que existe uma eterna rivalidade com a Juveleo e os Super Dragões! Queres comentar a ambos?
A rivalidade da Juveleo é por motivos óbvios, deriva da forte rivalidade existente entre Benfica e Sporting, logo os grupos herdaram essa rivalidade e digamos que o facto de eles terem ficado privados da sua "casinha" enfim, seria de estranhar se o ódio aí não se instalasse e crescesse mais. Já com o Porto, por episódios sucedidos, de roubos de faixas a restruturações dermoestéticas da barriga de outros, enfim, depois a crescente rivalidade e clima de "guerrilha" instalado entre clubes e impulsionado pelo senhor Jorge Nuno Pinto da Costa, são factores relevantes e que contribuíram para essa rivalidade, que foi crescendo nestes últimos 12 anos.
ИИ
Como membro dos NN, não achas que estás a quebrar as “regras” montadas dentro do grupo, para uma certa não divulgação de informação?
Sim um pouco, porém também é notório que estou a ser algo vago e a generalizar um pouco as coisas, ou seja, dentro da indiscrição a que me estou a sujeitar, procuro não divulgar pontos nucleares, como a divulgação de este ou aquele acto, nomes, enfim, ocasiões que outros tendem a vangloriar-se, publicar em jornais ou sites, espalhar pela população. Procuro manter as reservas necessárias, sempre ciente daquilo que é ou não "quebra de informação".
ИИ
O que podemos contar com os próximos anos dos NN?
Queremos seguir como temos seguido, apoiando o nosso clube, sempre com o rigor que nos é atribuído, apoiar a equipa na defesa do título, na luta titânica que nos espera na Champions League. Apenas queremos apoiar o clube nada mais. Se crescemos ou não, são questões que não nos preocupam, seguiremos iguais a nós próprios, independentemente do número de associados e da situação do clube.

Sem comentários:

Enviar um comentário